Agenda

2022

27 Mar

Cultura em Expansão, Porto

2019 | PARA QUE SERVE A CULTURA?

Em 2019, José Maria Vieira Mendes foi convidado pelo Teatro LUCA em Lisboa para fazer uma conferência para crianças que lidasse com a pergunta “Para que serve a cultura?”. Dessa conferência veio mais tarde a nascer um livro publicado pela Planeta Tangerina, com ilustrações de Madalena Matoso e com o título Para que serve?, livro esse entretanto traduzido em diferentes países e recentemente selecionado pelo prestigiado catálogo White Raven 2021, da International Youth Library de Munique, a maior biblioteca internacional do mundo de livros para a infância.

Esta conferência pode ser experimentada com diferentes alinhamentos e em diferentes formatos. Ora tentando lidar com a pergunta mais abrangente (“Para que serve?”) ora perguntando pela utilidade da “cultura” (“Para que serve a cultura?). Ora recorrendo ao formato “conferência, ora recorrendo ao formato “conversa”, num modelo informal de diálogo.

Qualquer que seja o formato ou o alinhamento o seu interesse será sempre o de introduzir o pensamento, a filosofia e a ideia de pergunta ou questionamento às gerações mais novas, de uma forma lúdica e descomplexada. Tenta-se perceber de onde vêm as perguntas e para isso fazem-se perguntas às perguntas. Será que faz sentido perguntar à cultura para que serve? Há perguntas que não fazem sentido. Por exemplo: Quantos braços tem uma mesa? Não faz sentido. Se fizermos perguntas às perguntas conseguimos perceber melhor se elas fazem sentido e fica mais fácil imaginar as suas respostas.

:

Faixa etária +9

Duração aproximada 40 minutos

(c) Alípio Padilha

NEWSLETTER