Para Turgueniev Um mês no campo refere-se à estadia de Belyaev na propriedade dos Islaev, mas para nós, Teatro Praga, significou também um mês de residência, experimentação e confronto no CENTA em Vila Velha de Ródão.
A proposta era um espectáculo imprevisto, que diferia de dia para dia, sem marcações e que assumia a nossa passagem de um meio natural para um campo de batalha (o teatro).
O trabalho que realizámos a partir deste clássico do teatro russo do século XIX pressupôs uma relação com um meio estranho, o campo, motor de uma vivência casuística em torno de tropeções sucessivos no amor.
Apoiámo-nos no legado do autor e reflectimos sobre a possibilidade do vazio e do nihil, e, esticando mais a corda, pusemos no palco o “valor seguro” da interrupção, a troca entre o objecto e o sujeito artístico, o prazer da contracena e a pulsão de um texto escrito há mais de um século, que trouxemos à realidade e à vida sensível dos actores e co-criadores.
Projecto Vencedor do Prémio ‘’Teatro na Década 2003’’, do Clube Português de Artes e Ideias, na categoria de reposição.
—
Texto | Ivan Turgueniev
Tradução e versão | Pedro Penim, a partir da tradução inglesa de Richard Freeborn (A Month in the Country, ed. Oxford University Press, 1991) e da francesa de Denis Roche, revista por Françoise Flamand (Un mois à la campagne, ed. Gallimard, 1995)
Co-criação e interpretação | André e. Teodósio, Carlos Alves, Cláudia Jardim, Patrícia da Silva, Pedro Penim e Sofia Ferrão
Com a colaboração de | Cláudia Gaiolas, David Dias, Hugo Sovelas, Ivo Serra, Pedro Martinez e Sandra Simões
Vídeos e iluminação | Paulo Simões
Design gráfico | Elsa Guimarães
Produção e divulgação | Pedro Pires
Fotografias | Sandra Ramos e Sofia Ferrão