Who needs Realism
when we can have Fakism?
O Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Como a cada espetáculo, ou dia, é outra coisa, costuma responder à pergunta sobre quem é com uma reformulação da pergunta. Ainda assim, o Teatro Praga regozija-se com a ordem estabelecida e olha para as variações imprevisíveis a que se sujeita como um modo de alargar o conceito de previsibilidade.
O Teatro Praga nasceu em 1995 e está sediado na Rua das Gaivotas em Lisboa. Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países europeus (Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca e Polónia), em Israel e na China.
O raio de ação do Teatro Praga sempre ultrapassou as fronteiras do teatro. Nunca nos vimos apenas como produtores de espetáculos, mas acima de tudo como uma constelação de pessoas que olham para o mundo.
A ocupação da Rua das Gaivotas 6 obedece a uma continuidade de um projeto que começou há 20 anos atrás e que em mutações sucessivas foi escapando às definições. Hoje estamos aqui. Aqui não é o Teatro Praga, é um edifício, a antiga Escola das Gaivotas, que se abre a um bairro e a uma cidade e que se pretende que seja um lugar para apresentações, circulação, residências e leituras.
A Rua das Gaivotas 6 imaginada pelo Teatro Praga é o espaço onde se pode inventar a liberdade e onde se perde tempo a olhar para si próprio sem se sujeitar a uma normalização. Aqui acolhemos espetáculos de artes performativas, artes visuais, conferências, literatura, cinema e workshops.
Estrutura Financiada por
Estrutura Associada
Sediada na Rua das Gaivotas 6
Teatro Nacional D. Maria II
MC93
Teatro Nacional S. João
S. Luiz Teatro Municipa
Teatro Municipal Maria Matos
Transforma AC
Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Teatro Viriato
Alkantara Festival
Culturgest
Capa
CENTA (Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas)
Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
Fundação Calouste Gulbenkian
Goethe Institut
Instituto Camões
Companhia residente, na temporada 2009/2010, do Centro Cultural de Belém
André e. Teodósio
Cláudia Jardim
Diogo Bento
José Maria Vieira Mendes
GERAL
Telf: +351 214 092 039
Morada: Rua das Gaivotas, 2, 1200-202 Lisboa
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO
Marisa F. Falcón
Tm: +351 919 271 631
Email: producao@teatropraga.com
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Rita Pessoa
Tm: +351 931 351 068
Email: teatropraga@teatropraga.com
COMUNICAÇÃO
Mafalda Miranda Jacinto
Tm: +351 933 096 966
Email: comunicacao@teatropraga.com
COORDENAÇÃO RUA DAS GAIVOTAS 6
Pedro Barreiro
Tm: +351 210 962 355
Email: ruadasgaivotas@teatropraga.com