Inaugura-se um novo canal televisivo: XRZ, Canal Xerazade: Um Canal das Arábias!
Com transmissão em direto, a partir dos Jardins da Gulbenkian, o público terá o privilégio não só de participar na primeira emissão, mas de ser responsável pelos conteúdos do canal. XRZ é verdadeiramente o canal de todos nós, em tom arábico e ao ritmo das excêntricas narrativas contadas por Xerazade ao Rei Xariar em As Mil e uma Noites.
XRZ cobre a atualidade noticiosa, aposta na nova ficção nacional, na internacional e na universal, com as melhores séries de todos os tempos, concursos, cultura, desporto, desenhos animados, documentários, o melhor entretenimento, uma programação para toda a família (e com as mais curtas pausas para publicidade).
Mas XRZ não se faz sem o espectador, porque XRZ é mesmo interativo, interpassivo e interinterno. Trazemos o exterior para o interior e convertemos o interior no exterior. E assim se distrai o mal.
“Distrair para não haver disastre!”, diz XRZ, um canal primaveril, a caminho da emancipação, televisão para se ver de pé, em movimento. XRZ dá ideias e transforma o espaço para que no final todos possam contar o seu conto no seu canal. Porque XRZ “c’est moi”.
XRZ não é um espetáculo, é o espetáculo.
—
Interpretação | André e. Teodósio, André Godinho, Catarina Campino, Diogo Bento, Joana Barrios, J. M. Vieira Mendes
Produção | Cristina Correia