Agenda

2018

5 de Junho

Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre | Lisboa [Portugal]

2018 | HOJE É O DIA

No Dia Mundial do Teatro de 2017, o Teatro Maria Matos lançou o desafio: criar um laboratório teatral numa escola secundária da cidade de Lisboa. Passado quase um ano, um grupo de alunos da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre tem trabalhado sob a direção artística de Pedro Penim no projeto Hoje é o Dia.
Ao longo do ano lectivo 2017/2018, Pedro Penim dirigiu o projeto artístico e pedagógico, que teve como objetivo a experimentação prática das áreas artísticas que trabalham no contexto atual da criação performativa e teatral. O exercício final será apresentado no próximo dia 5 de Junho, na escola.

 

“Um grupo de adolescentes encontra-se todas as semanas para fazer teatro.
Hoje (segunda-feira) é o dia.
É o dia em que se fala-se da pluralidade e é o dia em que se criam identidades e  várias cronologias de várias vidas (de seres humanos? de personagens? de  unicórnios?).
Hoje é o dia em que entramos numa espécie de tempo pós-histórico, confundido, disseminado por vários “agoras”, mas sempre apaixonado, porque hoje estamos apaixonados.
Hoje é o dia em que falamos de “ditaduras invisíveis”, que são no fundo todos os mecanismos (teatrais e artísticos) que, sem pensarmos neles (e porque são invisíveis), nos prendem a determinados preconceitos que regem e enformam a criação teatral, um ato total que é ao mesmo tempo (e em simultâneo) tão livre e tão regrado.
Hoje é o dia em que respiramos e vocalizamos.
Hoje é o dia em que exploramos a ideia de comunidade artística, e ao mesmo tempo a necessidade de encontrar um espaço individual e tentamos criar um domínio estético e ético com o intuito de procurar caminhos teatrais que ultrapassem fronteiras e façam cair mitos.
E pesquisamos, confrontamos ideias e criamos individualmente e coletivamente: e neste dia cada um dos intervenientes toma para si a responsabilidade de todos os atos criativos. Porque se pretende que este envolvimento e dedicação pessoais se reflitam no processo e no resultado, que vamos apresentar “um dia”…”

Pedro Penim

 

 

Formação e direção | Pedro Penim
Formadores convidados | André e. Teodósio, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira e Vera Marmelo
Participantes | Carlota Fialho Tojo, Helena Mascarenhas Santos, Francisco Oliveira, Marta Figueira, Maria Andrade, Nina Matos, Madalena Carvalho, William Greer, Mariana de Pratt Maques, Maria Inês Louro Rodrigues, Inês Otero Rondão, Hugo Jorge, Lucas Fróis
Professora associada | Teresa Barros

NEWSLETTER