Agenda

2022

5 Fevereiro às 16h

TBA

2022 | O DESENSINO DA ARTE: Projecto de uma escola ideal

“O Desensino da Arte” parte do princípio de que, como afirma Steven Henry Madoff, «Nenhuma escola é uma escola sem uma ideia», e procura apresentar um modelo de escola ideal. A ideia não é nova, nasce da revisitação de exemplos de outras escolas de arte que modelaram o imaginário colectivo, procurando pensar sobre eles. Essencialmente, defende-se que, mais do que ser definida por um espaço ou pela entidade que a tutela, uma boa escola de artes pode existir em qualquer sítio desde que nela se cumpram algumas condições. 

“O Desensino da arte” divide-se em duas partes. Na primeira, contextualiza-se o modelo de ensino artístico existente e propõe-se uma alternativa. Na segunda, pede-se a um conjunto de artistas contemporâneos que nos descrevam o que seria, para si, a escola ideal. Conclui-se que a melhor escola de artes é a que, tendo a capacidade de não servir para nada, propõe uma difração da ideia de qualidade aos seus alunos.

.

ed._ _ _ _ _ _ _, uma chancela composta por duas coleções – “Série” e “Sequência” -, resulta da colaboração entre o Teatro Praga e a editora Sistema Solar, com coordenação de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes. A coleção “Série” divulga o património imaterial das artes performativas contemporâneas. A coleção “Sequência” organiza-se em livros temáticos oriundos de diversas disciplinas, que ofereçam uma reflexão sobre sistemas de poder e protesto na atualidade.

Título | O DESENSINO DA ARTE: Projecto para uma escola ideal

Autoras | Maria Sequeira Mendes, Marta Cordeiro, Marisa F. Falcón

Uma edição | Teatro Praga / Sistema Solar (chancela ed._______, 2022)

Direcção da colecção | José Maria Vieira Mendes e André e. Teodósio

Design | Horácio Frutuoso

Fotografia | MMJ

.

+Em breve disponível para aquisição aqui
+Para mais informações sobre a sua compra contactar producao@teatropraga.com

.

NEWSLETTER