2023 | A Ideia É Nossa! (Arte, Filosofia e Mundo)

Este livro, que colige conversas em torno de Arte e Filosofia, procura tornar acessível o pensamento de quem faz filosofia, bem como de quem faz arte. O privilégio de se ter juntado gente tão díspar, bem como a felicidade dos registos, permitiram que as conversas, os frente-a-frente entre artistas e filósofos e as reflexões a partir destes materiais existam agora num objecto que quer viver para lá da memória do evento que os gerou. Foi esta a ideia! E assim uma ideia virou um livro que virou muitas ideias, porque a ideia é nossa.

 

Convidámos Béatrice Joyeux-Prunel, Boris Groys e Catarina Pombo Nabais para debater a questão «Pode mesmo a arte transformar o mundo?» e Luísa Semedo, Peter Trawny e Yves Michaud para enfrentar esta outra: «Como nos vamos entender com o mundo?». Juntos perseguimos duas perguntas com genealogia, a primeira a fazer ecoar o repto à transformação do mundo numa marcante tese de Marx sobre Feuerbach, e a outra a reverberar, ainda que de maneiras muito diferentes, a pergunta sobre como vivermos juntos que animou os cursos de Roland Barthes no Colégio de França, ainda nos anos 70 do século passado. Nas duas questões, o mundo foi o elemento comum, entre a filosofia e a arte, as possibilidades do entendimento e da transformação. Aberto o debate, a resposta às questões não se fará sem perguntas dirigidas às próprias questões — Pode sequer, por princípio, esperar-se que a arte transforme o mundo? E é o entendimento com o mundo uma questão com sentido? Como se as perguntas fossem realidades a observar desta e daquela perspectiva, com um recuo analítico, antes de serem abertas — e abertas serão — na exploração das respostas que possam conter.

[André Barata]

ed.___________, uma chancela composta por duas coleções – “Série” e “Sequência” -, resulta da colaboração entre o Teatro Praga e a editora Sistema Solar, com coordenação de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes. A coleção “Série” divulga o património imaterial das artes performativas contemporâneas. A coleção “Sequência” organiza-se em livros temáticos oriundos de diversas disciplinas, que ofereçam uma reflexão sobre sistemas de poder e protesto na atualidade.


Título
 | A Ideia É Nossa! (Arte, Filosofia e Mundo)

Organização | André Barata, André e. Teodósio, José Maria Vieira Mendes

Autorxs | André Barata, André Godinho, António Guerreiro, Béatrice Joyeux-Prunel, Boris Groys, Catarina Pombo Nabais, Filipe Sambado, João Constâncio, Luísa Semedo, Maribel Sobreira, Nuno Fonseca, Peter Trawny, Susana Mendes Silva, Yara Monteiro, Yves Michaud

Uma edição | Teatro Praga / Sistema Solar (chancela ed._______, 2023)

Direcção da colecção | José Maria Vieira Mendes e André e. Teodósio

Design | Horácio Frutuoso

+Disponível para aquisição aqui
+Para mais informações sobre a sua compra contactar producao@teatropraga.com

NEWSLETTER