“Caros senhores, estimadas senhoras: há música no programa / Cantores, tomem as vossas posições, que vença o melhor / Abrem-se as fronteiras / E se proclamássemos que esta noite é a festa?»
Telex, Euro-Vision
Existirá tal coisa como uma Identidade Europeia? Será que nos conseguimos entender, quando falamos tantas línguas diferentes? Este «espetáculo a duas vozes» investiga estas questões. Porém, ao invés de apresentar respostas, confronta a audiência colocando mais questões numa performance irónica que, em linha com o tema, recorre a múltiplas línguas e usa elementos variados provenientes de diversas áreas artísticas.
Procurando definir com precisão este europeísmo, escolhemos o maior evento kitsch da causa comum: o Festival Eurovisão da Canção, onde os representantes de diferentes nações, com culturas, línguas, hábitos e níveis de vida diversos, se reúnem numa parada de mau gosto uniforme.
Europe starts with the birth of its ordinary languages and with the reaction, often alarmed, towards the eruption of the mentioned languages, start the critical culture of Europe, provoking the fragmentation drama of languages and starts to reflect about its own destiny of Multilanguage civilization. Suffering the effects of fragmentation, Europe tries to come up with a solution: looks backwards and tries to find again the Adamic language, and looks forward focusing on the construction of a language of reason as perfect as Adam’s language.
Umberto Eco
Searching for the perfect language
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Texto | Pedro Penim
Criação e interpretação | Pedro Penim e André e. Teodósio
Produção | Cristina Correia, Elizabete Fragoso, Pedro Pires
Desenho de luz | Daniel Worm d’Assumpção
Versão inicial criada em colaboração com | Rogério Nuno Costa e Martim Pedroso
Co-produção | ZDB, Transforma AC
Fotografia | Ângelo Fernandes, Lab8
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Duração | 60min
M/12
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