Agenda

2014

28 de Maio - 06 de Junho

CIFAS | Bruxelas [Bélgica]

2014 | EURO-NEURO

Todos os dias enfrentamos a nossa memória de Europeus. George Steiner afirma que a Europa tem de aprender a negociar com as heranças de Atenas e Jerusalém e que ser Europeu “é uma tentativa de negociar moralmente, intelectualmente e existencialmente com ideais rivais, com reivindicações, e com a praxis das cidades de Sócrates (Atenas) e de Isaías (Jerusalém)”.

A Europa é uma grande casa, um lugar de memória e conforto. Mas é também detentora de um passado de fome, de limpezas étnicas, genocídios, torturas, guerras e epidemias. Sentimo-nos protegidos e quentes nas nossas casas, debaixo deste tecto comum. Mas existe uma sombra que paira sobre esta zona. Um lado negro nesta soberania das recordações, nesta auto-definição da Europa como lieux de mémoire.

Juntamente com os participantes, iremos explorar estas relações entre Atenas e Jerusalém, passado e presente, numa tentativa de criar textos, cenas, teorias e ideias em torno do nosso próprio trabalho e universo, e possibilitar uma performance em que o nervo da Europa (neuron/ νεῦρον) será combatido, discutido e negociado.

NEWSLETTER